O Grêmio Estudantil é uma organização formada unicamente por estudantes e tem como objetivo defender seus interesses.
A participação no Grêmio insere o jovem na vida social, cultural e política, e oportuniza que ele desenvolva a autonomia e o espírito de liderança.
Uma das funções do Grêmio Estudantil é unir os estudantes, envolvendo-os na promoção de festivais de música, torneios esportivos, apresentações teatrais, debates, entre outros.
Quer saber mais? Confira as informações a seguir:
Participar do Grêmio Estudantil tornará você parte de uma iniciativa que tem o potencial para mudar realidades, além de ampliar sua visão de mundo e possibilitar seu auto desenvolvimento.
Por isso, se você deseja mudanças na sua escola ou na sua comunidade, esse é o primeiro passo para fazer a diferença.
Ficou interessado? Vamos montar um grêmio em sua escola?
De acordo com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), confira os 5 passos para montar o grêmio na sua escola:
Passo 1
Passo 2
A Comissão Pró-Grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da Assembleia Geral. Nesta reunião, decide-se o nome do grêmio, o período de campanhas das chapas, a data das eleições e se aprova o Estatuto do Grêmio. Nessa reunião também são definidos os membros da Comissão Eleitoral.
Passo 4
A Comissão Eleitoral organiza a eleição (o voto é secreto). A contagem é feita pelos representantes de classe, acompanhados de dois representantes de cada chapa e, eventualmente, dos coordenadores pedagógicos da escola. No final da apuração, a Comissão Pró-Grêmio deve fazer uma Ata de Eleição para divulgar os resultados.
Retorno ao Passo 3
A cada ano, cada Grêmio reinicia o processo eleitoral a partir do passo 3.
IMPORTANTE:
Enquanto Coordenação do Grêmio na CRE de Joinville/SC, recomendamos que no Passo 1 após a elaboração do Estatuto pela Comissão Pró Grêmio, o mesmo seja submetido à Gestão Escolar para avaliação e parecer, bem como possíveis ajustes que sejam pertinentes à Direção Escolar.
Fonte: adaptado de http://ubes.org.br/gremios/
Confira no site da Ubes os documentos necessários para montar seu grêmio, além de elucidar suas dúvidas no tópico de perguntas e respostas mais comuns sobre grêmios e obter outras informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário