Confira os 5 Passos Para Montar o Grêmio Estudantil na Sua Escola

O Grêmio Estudantil é uma organização formada unicamente por estudantes e tem como objetivo defender seus interesses. 

A participação no Grêmio insere o jovem na vida social, cultural e política, e oportuniza que ele desenvolva a autonomia e o espírito de liderança.

Uma das funções do Grêmio Estudantil é unir os estudantes, envolvendo-os na promoção de festivais de música, torneios esportivos, apresentações teatrais, debates, entre outros.


Quer saber mais? Confira as informações a seguir:

 

Participar do Grêmio Estudantil tornará você parte de uma iniciativa que tem o potencial para mudar realidades, além de ampliar sua visão de mundo e possibilitar seu auto desenvolvimento. 

Por isso, se você deseja mudanças na sua escola ou na sua comunidade, esse é o primeiro passo para fazer a diferença.


Ficou interessado? Vamos montar um grêmio em sua escola? 


De acordo com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), confira os 5 passos para montar o grêmio na sua escola: 

 

Passo 1

O grupo que pretende formar o grêmio comunica à direção da escola, divulga a proposta entre os alunos, convidando os interessados e os representantes de classe (se houver) para formar a Comissão Pró-Grêmio. Este grupo elabora uma proposta de estatuto que será discutida e aprovada pela Assembleia Geral. Veja Modelos de Estatuto Para o Grêmio Estudantil AQUI

 


Passo 2

A Comissão Pró-Grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da Assembleia Geral. Nesta reunião, decide-se o nome do grêmio, o período de campanhas das chapas, a data das eleições e se aprova o Estatuto do Grêmio. Nessa reunião também são definidos os membros da Comissão Eleitoral.

 


Passo 3

Os alunos se reúnem e formam as chapas que concorrerão à eleição. Eles devem apresentar suas ideias e propostas para o ano de gestão no Grêmio Estudantil. A Comissão Eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.

 


Passo 4

A Comissão Eleitoral organiza a eleição (o voto é secreto). A contagem é feita pelos representantes de classe, acompanhados de dois representantes de cada chapa e, eventualmente, dos coordenadores pedagógicos da escola. No final da apuração, a Comissão Pró-Grêmio deve fazer uma Ata de Eleição para divulgar os resultados.

 


Passo 5

A comissão Pró-Grêmio envia uma cópia da Ata de Eleição e do Estatuto para a direção da escola e organiza a cerimônia de posse da diretoria do Grêmio.

 


Retorno ao Passo 3

A cada ano, cada Grêmio reinicia o processo eleitoral a partir do passo 3.


IMPORTANTE: 

Enquanto Coordenação do Grêmio na CRE de Joinville/SC, recomendamos que no Passo 1 após a elaboração do Estatuto pela Comissão Pró Grêmio, o mesmo seja submetido à Gestão Escolar para avaliação e  parecer, bem como possíveis ajustes que sejam pertinentes à Direção Escolar. 



































































































Fonte: adaptado de http://ubes.org.br/gremios/

 

Confira no site da Ubes os documentos necessários para montar seu grêmio, além de elucidar suas dúvidas no tópico de perguntas e respostas mais comuns sobre grêmios e obter outras informações.


Grêmio Estudantil: O Que é e Por que Fazer Parte de Um

Uma das formas dos jovens exercerem sua cidadania e prezarem por uma democracia é através da participação em Grêmios Estudantis, entenda!


O QUE É UM GRÊMIO ESTUDANTIL 

Considerada uma das formas dos jovens se posicionarem diante daquilo que acreditam ser importante, um Grêmio Estudantil é a representação dos estudantes em relação à diretoria da escola, sociedade, movimento estudantil e todos os assuntos escolares que podem ser envolver a vida, interesses e direitos dos estudantes. Entretanto, ainda que muitos ainda não possuam este tipo de representatividade, possuem a obrigação de permitir a criação deles. 

A formação de um grêmio estudantil se dá pela eleição de um grupo de alunos por seus colegas, sendo organizada uma chapa composta pelo Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral, Tesoureiro-Geral e Diretores. Cada um dos membros possui funções específicas que garantem a atuação do Grêmio, de forma a democratizar a instituição de ensino.


IMPORTÂNCIA DE UM GRÊMIO ESTUDANTIL 

A formação de um Grêmio Estudantil é importante devido à sua capacidade de garantir a participação ativa dos estudantes na sociedade. Além de ser relevante por conta da sua principal função de democratizar a escola, o Grêmio é responsável por dar voz aos jovens e levar suas reclamações e opiniões aos responsáveis. 

Isso porque, muitas vezes, a diretoria e professores não conseguem observar problemas comuns aos estudantes, por não estarem totalmente inseridos em sua realidade. Ademais, um Grêmio Estudantil também pode atuar de maneira a garantir mais lazer e descontração para o dia a dia dos estudantes. 

Assim, pode-se apontar que fazer parte de um Grêmio é uma experiência de cidadania, fornecendo aos estudantes conhecimentos e habilidades, como tomada de decisões, falar em público, organização financeira, entre outros. 


LEI  DO GRÊMIO LIVRE

Sancionada no dia 5 de novembro de 1985, pelo deputado federal Aldo Arantes, durante o mandato do presidente José Sarney, a Lei do Grêmio Livre garante a livre organização dos estudantes secundaristas, representados por entidades estudantis representativas dos 1º e 2º graus.

Ela passou a deixar assegurada a organização de Grêmios Estudantis como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes, com finalidades educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais. Além de garantir a aprovação dos Estatutos e a escolha dos dirigentes e dos representantes do Grêmio Estudantil, realizadas pelo voto direto e secreto de cada estudante, observando as normas da legislação eleitoral. 

Fonte: UBES

Mais Lidas: